Sinopse
“Neste livro, rejeitei a teoria da identidade de gênero. Considerando a adoção entusiástica dessa teoria pelo transativismo atual, não acredito que o movimento beneficie as pessoas trans comuns.
Pessoas trans são pessoas trans. Deveríamos superar isso. Elas merecem segurança, visibilidade na sociedade sem constrangimento ou estigma e as mesmíssimas oportunidades de vida disponíveis às pessoas não trans. A transgeneridade não deve fazer diferença em nada disso.
O que pessoas trans não merecem é uma representação pública deturpada por conceitos filosóficos que não fazem sentido, ou que sua luta diária seja instrumentalizada em nome de iniciativas políticas demandadas pela minoria, que alienam outros grupos com a apropriação inflexível de seus direitos conquistados a duras penas. Pessoas trans também não merecem ser aterrorizadas por uma propaganda ativista que as faz acreditar que estão mais vulneráveis à violência do que de fato estão.
O transativismo atual precisa de uma visão e de um projeto diferentes. E penso que, da mesma forma, a atual corrente dominante do feminismo não vem prestando um bom serviço às mulheres comuns.”
Recepção
“corajoso, esclarecedor e com argumentos detalhados, escrito por uma mulher destemida.”
— The Telegraph
“um livro rigoroso que explora as origens acadêmicas e políticas da chamada ‘identidade de gênero’ e procura estabelecer os dados comprovados num debate contaminado por ideologia e visceralidade.”
— El País
“Essa análise perspicaz de uma filósofa feminista sobre como a teoria da identidade de gênero afeta negativamente mulheres e meninas parece radical — e até um pouco perigosa. É um livro importante que precisa ser lido”
— Evening Standard
“uma argumentação pelo retorno à razão num mundo cada vez mais irracional.”
— The Spectator
“É uma obra filosófica, e o leitor precisará lidar com reflexões conceituais de alto nível em alguns pontos [...]. Mas essas aparentes abstrações têm consequências no mundo real, e qualquer um que já se sentiu desorientado com o debate movediço sobre sexo e gênero encontrará clareza aqui.”
— Daily Mail
Sobre a autora
Kathleen Stock nasceu em Aberdeen, Escócia. Foi professora de filosofia da Universidade de Sussex entre 2003 e 2021, tendo escrito extensamente sobre estética, imaginação e ficção. Em 2021, recebeu a condecoração de Oficial da Ordem do Império Britânico por sua contribuição ao ensino superior.